FALANDO SOBRE SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR E APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS EM UMA CRECHE DE BELÉM
Postado 23/11/2017

 
Postado por
Nayane

Belém - PA

Organização/Instituição Promotora da Experiência : UNAMA- Universidade da Amazônia.
Área da Experiência: Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Outro
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Outros
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Oficina/Workshop, Roda de Conversa
Temática: Aproveitamento integral dos alimentos, Sistema alimentar / sustentabilidade


Sobre A Iniciativa:

Com base em diversas  pesquisas e a importância de se desenvolver um mundo sustentável, este projeto foi criado  por alunas da disciplina de "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL", ministrada pela professora Elenilma Barros, do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia, com o intuito de educar e conscientizar as crianças sobre sustentabilidade, enfatizando na temática de desperdício e aproveitamento dos alimentos, mostrando atitudes práticas do dia-dia que possam estimular uma alimentação sustentável.

E apartir disso decidimos aplicar, e temos como objetivo, promover as crianças em uma creche de Belém o discernimento sobre sustentabilidade com foco no desperdício e aproveitamento dos alimentos.



Passo A Passo:

 A ação aconteceu no dia 10 de Novembro de 2017 às 15h00minh, na creche irmã Dulce, localizado na TV. Francisco Caldeira Castelo Branco, 5052 - Fátima, Belém. O público alvo foi crianças de 5 a 6 anos de idade.Foi utilizado o jogo ''trilha sustentável'', que foi confeccionado pelas alunas como forma avaliativa, que levou em consideração nas perguntas todo o assunto que foi abordado com os alunos desde o primeiro contato, 10 alunos participaram, na qual foi divido em grupos por trilhas, e se iniciou pelo lançamento do dado presente no jogo.


A ação foi realizada em três etapas:

• Na primeira etapa da ação, que foi a roda de conversa, percebemos de início que os alunos tinham pouco conhecimento sobre o tema sustentabilidade, entretanto, em relação ao desperdício e aproveitamento dos alimentos alguns acabaram respondendo e mostrando que tinham alguma noção do que estava sendo apresentado e se manifestaram de forma bem participativa.

Durante a conversação foi ficando mais claro a abordagem que estávamos passando, principalmente quando mostramos exemplos de casca de banana, talos de couve e um recipiente de óleo, no qual as crianças conseguiram absorver e entender os tipos de processos que poderiam ser feitos com cada um e a melhor forma de reaproveita-los, conseguindo alcançar o entendimento deles sobre o exposto.

Foram apresentadas aos alunos estratégias de como aproveitar cascas de banana, talos de legumes, cascas de abacaxi e como armazenar o óleo de cozinha

• A segunda etapa foi a oficina culinária,  foi perceptível que durante este momento teve-se um aproveitamento muito positivo na confecção do doce, em que as crianças visualizaram e experimentaram o brigadeiro feito com casca de banana, mostrando para eles como uma parte da fruta, que muitas pessoas jogam no lixo, pode ser aproveitada, criando assim uma preparação diferenciada e saborosa  Ao final da oficina as crianças relataram satisfação total do brigadeiro.

A preparação foi levada já pronta, e os alunos ajudaram a finalizar, enrolando, e colocando os doces nas forminhas , e ao final da degustação , as crianças sortearam um nome para o doce.

 

Todos esses passos foram aplicados com a finalidade de se chegar ao objetivo final do projeto, que é a execução do jogo Trilha Sustentável, servindo como ferramenta da avaliação da execução da ação, para que pudéssemos por fim analisar se todo o conhecimento repassado foi compreendido.

   •  Na terceira e ultima atividade pratica foi realizado o jogo da trilha da sustentabilidade como forma avaliativa, o jogo promove ao aluno a reflexão e discursão com o seu grupo para acerto da pergunta. Os 10 alunos foram divididos em três equipes, na qual constatou o aprendizado dos alunos sobre sustentabilidade, aproveitamento e desperdício.

   As crianças  tiveram uma aceitabilidade satisfatória ao jogo, respondendo às perguntas e respeitando as regras do jogo como as cartas curingas.

O jogo é constituido por um tabuleiro grande, e um quadro com perguntas enumeradas de 1 a 20, onde as crianças escolhiam os numeros , e nas cartas haviam perguntas e situações referentes ao tema da ação, explicadas na roda de conversa logo no inicio das atividades.

A equipe vencedora ganhou um certificado de aluno sustentavél , e todos os alunos ganharam a receita impressa, e um brinde com dois brigadeiros.

 

 



Considerações:

Os resultados foram satisfatórios, percebemos que as crianças prestaram atenção em tudo que foi explicado, o jogo serviu para avaliar se os alunos absorveram as informações , e sim, a cada pergunta feita já iam respondendo, cada equipe respondia , os alunos se ajudaram muito.

A criação do projeto mostrou o quanto é interessante falar sobre o tema sustentabilidade e os impactos positivos que nos proporciona, quando aplicadas de forma coerente no nosso dia a dia. Durante a execução da ação foi notório o mínimo de conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade e os seus benefícios para o melhoramento do nosso planeta,essa foi a maior dificuldade,  porém em relação ao desperdício e aproveitamento dos alimentos eles se mostraram mais entendidos do que estava sendo comentado e acabaram se manifestando no momento.

Devemos trabalhar sempre essa questão, desde a infância, sendo assim o que fica bem claro, é que a educação nutricional que tem grande influência na qualidade de vida das pessoas, e uma boa relação com a alimentação melhora a saúde em todas as idades.

 




Custo da Experiência (R$): 144,70

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Própria


Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - material
2 - Receita do brigadeiro
3 - Certificado
4 - Brigadeiro finalizado
5 - Brindes


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