PROJETO REVIVER
Postado 11/08/2017

 
Postado por
arina da costa brito

Ananindeua - PA
(091)991397159 (091)981643642
http://revivernutricao.blogspot.com/

Organização/Instituição Promotora da Experiência : UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
Área da Experiência: Consumo, Educação, Saúde, Trabalho
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Individual, Organização não governamental
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Comunidade em geral, Mulheres
Tipo Local: Espaço público (praça, mercado, centro comunitário, igreja...)
Tipo Experiência: Aula, Curso, Dinâmica em Grupo, Roda de Conversa
Temática: Aproveitamento integral dos alimentos, Economia solidária / geração de renda, Gastronomia / culinária, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Rotulagem / informação nutricional


Sobre A Iniciativa:

 O Projeto foi criado por 4 Estudantes de Nutrição e  tem como objetivo principal levar Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para comunidades carentes. A nossa principal motivação foi perceber que muitas familias, principalmente mulheres não tem ou  não tiveram  oportunidades de trabalhar fora ou de realizar cursos profissionalizantes que contribuisse  para a geração de renda. Com o PROJETO REVIVER, pretendemos capacitá-las para empreender junto a Comunidade, dar a elas a oportunidade de ter uma renda sem precisar sair de casa. Para isso, realizamos oficinas e aulas de culinária e agregando a isso o cuidado com a alimentação e manipulação correta dos alimentos.



Passo A Passo:

A experiencia se deu em várias etapas.

Esse Projeto surgiu na disciplina de EAN sob a orientação indispensável da PROFESSORA ELENILMA BARROS,  Criamos o Projeto e fomos em busca de parceiros para realizarmos. Encontramos o espaço de uma Igreja, dentro de uma Comunidade carente.  Os desafios não foram poucos, pois apesar da boa vontande e o desejo de realizar o Projeto não tínhamos muitos recursos para adquirir os materias necessários. Depois de muitas buscas encontramos uma pessoa  que também se interessou pelo Projeto e que nos ajudou finaceiramente. Cada dia era desafiador, tivemos que nos reinventar. Levamos sempre em consideração a realidade da Comunidade. Tudo que foi repassado a eles foi pensando para eles.



Considerações:

Os resultados foram surgindo durante a experiencia. Iniciamos as oficinas com Ovos de Páscoa, dias antes da Páscoa e o resultado foi além do esperado. Muitas mulhereres que não tinham perspectivas de renda passaram a fazer ovos de Páscoa para comercializar. Outras conseguiram pagar mensalidade da Faculdade com vendas de Ovos. Todos os dias temos novos depoimentos emocionantes que nos motivam mais e mais.

Aprendemos que sim nós temos a capacidade de transformar para o bem a vida das pessoas. Aprendemos que não precisamos de muito para fazer o bem pelo Proximo. A educação Nutricional foi de extrema importancia para essa transformação.



AUTORIA DO PROJETO: GRADUANDAS DE NUTRIÇÃO

ANA CLAÚDIA RODRIGUES

ÁRINA DA COSTA BRITO

INDHIRA MONIQUE RODRIGUES

SUZIANE REZENDE


ORIENTADORA: PROFESSORA ELENILMA BARROS







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui