Ações Agroambientais para a Promoção da Alimentação saudável em distintos espaços comunitários na c
Postado 29/07/2017

 
Postado por
Anderson Carvalho dos Santos

Salvador - BA
7131172200 7131172200
https://www.instagram.com/circuitosagroecologicos/

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Coletivo Circuitos Agroecológicos/Universidade do Estado da Bahia
Área da Experiência: Agricultura/Abastecimento, Consumo, Desenvolvimento/Assistência Social, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos, De 11 a 19 anos, 20 a 59 anos, 60 a ou mais,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 51-100
Sujeito Caracteristica : Comunidade em geral, Estudantes, Famílias, Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais , Trabalhadores, Agricultores, Profissionais da educação, Profissionais da saúde, Manipuladores de alimentos / Cozinheiros / Merendeiros / Gastrólogos, Professores
Tipo Local: Universidade/Faculdade
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Curso, Feira, Roda de Conversa
Temática: Produção agroecológica, Agricultura urbana e hortas , Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional , Patrimônio e cultura alimentar, Sistema alimentar / sustentabilidade


Sobre A Iniciativa:

Este projeto de extensão, desenvolvido por iniciativa do Coletivo Circuitos Agroecológicos (Universidade do Estado da Bahia – UNEB) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Salvador, procura desenvolver ações agroambientais em espaços comunitários como escolas, universidades, prédios publicos abandonados e áreas em processo de degradação ambiental e alimentar como uma ferramenta para a promoção da alimentação adequada e saudável. A ideia é criar circuitos alimentares locais baseados na agroecologia, conectando as pessoas do campo e da cidade com tecnologias educacionais e produtivas de baixo custo que possam ser reproduzidas em distintos contextos.



Passo A Passo:

O projeto começou em 2015 se misturando com muita gente boa! Visando o trabalho com as áreas degradadas da cidade, iniciação a mobilização de grupos urbanos de juventude. Estes grupos conseguiram revitalizar a área de um antigo anfiteatro abandonado pelo Estado no bairro de Arenoso, dando origem à Biblioteca Zeferina, reconhecido espaço comunitário de disseminação da identidade negra na cidade. Agora com a iniciativa do projeto, o espaço externo da Biblioteca abriga uma horta produtiva (horta-mãe) que tem por objetivo ser espaço de construção da identidade alimentar, perspectiva de renda e vínculo com as raizes históricas da comunidade e de toda a cidade.

A horta mãe da Biblioteca gera alimento, semente e raízes não somente pra alimentar o corpo mas também a consciência. O fruto deste trabalho foi irradiado para escolas públicas de pelo menos 02 Distritos Sanitários. Até o momento são 03 escolas participantes do projeto em distintos bairros da cidade que iniciaram seus projetos agroambientais a partir da rediscussão dos projetos políticos pedagógicos, inserindo os temas alimentação, ambiente, saúde e corpo no currículo. Todo este trabalho vem sendo realizado com a participação das equipes da Estratégia Saúde da Família a partir do Programa Saúde na Escola (PSE) na mobilização, execução e implantação de hortas, grafitti, jogos, material educativo por meio de oficinas com alunos de todos os segmentos de ensino. 



Considerações:

Toda essa produção é culminada em outra realização do projeto, a Feira Agroecológica Josué de Castro, que ocorre mensalmente na Universidade com a participação de famílias agricultoras de 03 assentamentos vinculados Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra do município de Mata de São João (Região Metropolitana de Salvador) e também conta com a produção da Biblioteca Zeferina e das escolas do projeto que compartilham com a comunidade universitária alimentos de base agroecológica, muita cultura, arte e sabor.  




Custo da Experiência (R$): 13.850,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: PROAPEX/UNEB


Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui