Super Alimento - parte I
Postado 03/05/2017

 
Postado por
Bárbara Grassi Prado

Cuiabá - MT
65 3688 6000
http://www.univag.com.br/

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Centro Universitário de Várzea Grande
Área da Experiência: Consumo, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Privado
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 51-100
Sujeito Caracteristica : Estudantes
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Aula, Dinâmica em Grupo, Material Impresso
Temática: Alimentação do escolar, Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Gastronomia / culinária, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

O nosso projeto integra as atividades do estágio supervisionado em Nutrição Social do curso de nutrição do UNIVAG, realizados pelos alunos Ana Rita, Rogy, Jayane, Bárbara, Letícia, Claudileide, Maria Aparecida, Isadora, Miriã, Elizabete e Dayany, sob a supervisão da Prof Bárbara Grassi. Tendo como objetivo incentivar hábitos alimentares saudáveis em escolares do ensino infantil e fundamental I, de uma escola de Cuiabá-MT.



Passo A Passo:

O projeto intitulado "Super alimento" abrangeu várias atividades lúdicas, divididas em blocos. Parte I. Atividades com os escolares. Parte II. Interação com os Pais. Parte III. Oficina prática. Parte IV. Cantina Escolar e Cardápio.

Neste relato, serão descritas as atividades da Parte I. Atividades com os escolares.

As atividades foram realizadas nas salas de aula e no pátio da escola.

As atividades envolveram crianças de 4 a 8 anos, com os temas:

Prato Saudável - Em que após uma breve explicação, montavam pratinhos saudáveis para refeições como almoço e jantar.

Roda do leite - Explicação sobre os benefícios do leite e derivados, que incluiu uma roda, em que eram sorteadas perguntas sobre o tema para serem respondidas pelos alunos.

Mãos coloridas - Depois de abordar sobre as cores das frutas, os alunos puderam pintar as mãos com tinta guache e tocar a folha com a fruta correspondente à sua cor escolhida.

Trem das frutas - Cantando juntamente com o vídeo da música "Gu gu dá dá das frutas" e uma cartolina contendo um trem com as frutas presentes no vídeo, as crianças se divertiram e aprenderam, cantando muitas e muitas vezes.

Frutas versus Hortaliças - Com o objetivo de auxiliar os alunos a diferenciarem as frutas das hortaliças e discutir seus valores nutricionais, os alunos deveriam colocar os alimentos nas caixas correspondentes.

Mercadinho da Nutri - Os alunos eram separados em 2 grupos e deveriam fazer uma compra no mercado da nutri e posteriormente, eram discutidos os valores nutricionais de cada alimento escolhido.

Semáforo dos Alimentos - Em 3 caixas (vermelho, amarelo e verde), os alunos deveriam distribuir os alimentos, conforme explicação, em que o verde era para ser consumido diariamente/frequentemente, vermelho para os alimentos que deveriam ser evitados ao máximo e amarelo para os alimentos que podem ser consumidos "as vezes".

Gordura nos alimentos - Por meio de uma aula expositiva, foram explicados os tipos e fontes de gordura. Ainda, foi realizada uma dinâmica em que para os alimentos com "Gordura boa", os alunos deveriam bater palmas e para os alimentos com "Gordura ruim", não bater palmas.

Diabetes - Com o objetivo de abordar sobre o conceito, sintomas e tratamento do diabetes, os estagiários apresentaram o corpo humano impresso em uma camisa branca, explicando o processo fisiológico do diabetes.



Considerações:

Os alunos da escola relataram modificações nos tipos de lanches trazidos de casa, que passaram a comer frutas e hortaliças. Alguns pais relataram modificações nos hábitos alimentares das crianças. Houve grande satisfação das crianças e funcionários com as atividades realizadas pelos estagiários.







Álbum de Fotos da Experiência



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