Quantidade de açúcar nos alimentos industrializados X Diabetes - Conscientizando a população
Postado 24/03/2017

 
Postado por
Grayce Kelly de Andrade

Lavras - MG
35988915042 35988915042
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Consumo, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos, 60 a ou mais,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Comunidade em geral, Famílias
Tipo Local: Espaço público (praça, mercado, centro comunitário, igreja...)
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Exposição
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Rotulagem / informação nutricional


Sobre A Iniciativa:

A ação foi realizada por alunos da disciplina de "Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva", ministrada pela professora Maysa Helena de Aguiar Toloni, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras.

Sabe-se que hoje em dia que o consumo de alimentos industrializados pela população é muito alto, e os mesmos possuem alta quantidade de açúcar, gorduras e sódio, e em decorrência a esse outros fatores o índice de obesidade e Doenças Crônicas não Transmissíveis tem aumentado cada vez mais, inclusive do Diabetes.

Pensando nisso, os alunos da disciplina realizaram uma ação em cada supermercado da cidade de Lavras mostrando um cartaz com a quantidade de açúcar nos alimentos e entregando um folder explicativo sobre o Diabetes, com objetivo de concientizar a população sobre o risco de consumir estes tipos de alimentos, e sobre os benefícios de uma alimentação saudável.



Passo A Passo:

Em uma loja de supermercado do bairro Jardim Glória, da cidade de Lavras, as alunas realizaram a exposição de um cartaz que tinha colado a embalagem de alguns alimentos industrializados, como toddynho, refrigerante cola, biscoito recheado, entre outros, e abaixo em um saquinho mostrava a quantidade de açúcar naqueles produtos. Além disso, foi entregue para as pessoas que passavam por ali folders que explicavam o que é o Diabetes, os tipos de açúcar descrito nas embalagens de alimentos, e a explicação de rotulagem.

 



Considerações:

Foi uma ótima experiência pois as pessoas que passavam por ali mesmo com muita pressa tinham interesse em saber mais sobre rotulagem de alimentos, como prevenir o Diabetes e outras doenças, e várias outras dúvidas relacionadas a alimentação. Foi muito interessante perceber que as crianças tinham muito interesse em saber mais sobre o assunto, porque geralmente são alimentos que elas consomem, e muitas falaram que ia tentar mudar seus hábitos e falar para os pais.

Outro ponto relevante foi o susto que as pessoas tinham ao ver a alta quantidade de açúcar que elas consomem com frequência. Portanto essa ação foi muito importante para mostrar pra população que a industria de alimentos é muito enganadora dizendo que seus alimentos são cheios de vitaminas quando na verdade fazem mais mal à saúde do que bem.









Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui