Oficinas Culinárias Com Sabor Com Afeto
Postado 10/11/2015

 
Postado por
Fernanda Rodrigues de Oliveira Penaforte

Uberaba - MG

http://oficinascomsaborcomafeto.blogspot.com.br/

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : Não Avaliado
Sujeito Caracteristica : Estudantes
Tipo Local: Universidade/Faculdade
Tipo Experiência: Oficina/Workshop
Temática: Gastronomia / culinária, Patrimônio e cultura alimentar


Sobre A Iniciativa:

No contexto das atividades de educação alimentar e nutricional, a culinária é uma abordagem ainda pouco explorada, mesmo sendo uma ferramenta muito valiosa na medida em que as ações de educação nutricional mais utilizadas na prática apresentam caráter prescritivo e normativo, e são comumente desenvolvidas de forma fragmentada e desarticulada da realidade individual, o que causa resistência ao seu cumprimento e não resulta em ações transformadoras (de Castro et al., 2007; Díez-Garcia, 1997).

A culinária, enquanto prática social, se apresenta como um espaço apropriado e promissor para intervenções que visem promover um aprendizado holístico sobre alimentação e nutrição (Díez-Garcia & castro, 2011). Nesse sentido, o projeto "Oficinas Culinárias Com Sabor Com Afeto" tem como objetivo a criação, adaptação e testes de receitas saudáveis, saborosas, de baixo custo e fácil preparo, para utilização como ferramenta em atividades de educação alimentar e nutricional.



Passo A Passo:

As oficinas culinárias são desenvolvidas pelo professor responsável pelo projeto e pelos alunos do 7º. período do curso de nutrição da UFTM. As receitas a serem testadas são previamente selecionadas pelos envolvidos no projeto, sendo observados os seguintes critérios: (a) serem compostas por alimentos que sejam familiares para população em geral e facilmente encontrados em supermercados e hortifruti; (b) serem compostas, em sua maioria, por ingredientes in natura e com baixo conteúdo de sódio, açúcar e gorduras totais; (c) serem de baixo custo e de fácil preparo.

Após a seleção das receitas, é preparada a lista de compras e a aquisição dos ingredientes é de responsabilidade do professor-coordenador do projeto. Todas as receitas são preparadas de acordo com as normas de higiene estabelecidas, e para cada uma delas é confeccionada uma ficha técnica detalhada, com os alimentos utilizados, quantidades em gramas e medidas caseiras e forma de preparo. Após serem testadas, degustadas e aprovadas, as receitas são disponibilizadas para o público em geral na internet, na página do projeto (blog e facebook) e são também utilizadas como ferramenta de orientação alimentar e nutricional nos ambulatórios e enfermarias assistidos pelo curso de nutrição da UFTM.

Além das receitas, são feitas rodas de discussão com os alunos, abordando temas como: alimentação como patrimônio cultural, comida, memórias e afeto e a importância do gosto. Estas discussões tem como objetivo melhor instrumentalizar o aluno com o aprofundamento das reflexões sobre as dimensões "não-nutricionais" do alimento, tão importantes, e ao mesmo tempo tão negligenciadas, no campo da alimentação e nutrição. 



Considerações:

Foram desenvolvidas e/ou adaptadas e testadas, até o momento, 10 receitas, doces e salgadas, que são:

- Molho pesto

- Pãozinho de mandioca

- Pão integral de liquidificador

- Creme de chocolate caseiro

- Bolo integral de cacau e canela

- Creme de chocolate (tipo danete)

- Bolo de cenoura integral  

- Pão caseiro de batata doce

- Bolinho de cacau

- Bolinho integral de banana com gotas de chocolate

 

Nosso maior intuito é estimular e resgatar o hábito e o prazer em cozinhar, valorizando a culinária, os ingredientes regionais e a cultura alimentar. Todas as receitas estão disponibilizadas tanto no site quanto na página do facebook do projeto: http://oficinascomsaborcomafeto.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/Oficinas-Culin%C3%A1rias-Com-Sabor-Com-Afeto 810824898982967/?ref=hl

Pretendemos, a longo prazo, expandir as oficinas culinárias, desenvolvendo-as com a participação da comunidade interna e externa à UFTM.







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui