NASF UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL:RELATOS DE ATIVIDADES EXITOSAS EM PINDORAMA/CORURIPE
Postado 04/02/2013

 
Postado por
Maria Risoneide Silva de vasconcelos

Coruripe - AL
(82) 88554378
Organização/Instituição Promotora da Experiência : SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CORURIPE
Área da Experiência: Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Outro
Sujeito Idade: De 6 a 10 anos, De 11 a 19 anos, De 15 a 19 anos, 20 a 59 anos, 60 a ou mais,
Número Aproximado de Participantes da Experiência :
Sujeito Caracteristica :
Tipo Local:
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Dinâmica em Grupo, Material Audio-visual, Oficina/Workshop, Palestra, Roda de Conversa
Temática:


Sobre A Iniciativa: O motivo que me levou a desenvolver este relato se deu pela necessidade de divulgar as as ações realizadas pela equipe do NASF/Coruripe já que muitas vezes não são de conhecimento dos outros profissionais. E finalmente, espero que este relato possa resultar em fonte de troca de experiências com as outras equipe de NASF e que ofereça subsidios que facilitem a atuação desse novo modelo de trabalho ( matricial) tão desafiador e complexo.

Objetivos: Este trabalho teve como objetivo principal apresentar as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do NASF PINDORAMA, realizadas em conjunto com as oito equipes saúde da família do município de Coruripe.

Materiais Utilizados na Experiência: No presente estudo utilizou-se método descritivo, que buscou analisar de forma sucinta as atividades realizadas pelos profissionais do NASF junto a população usuária cadastradas nas oitos equipes saúde da família da região da Pindorama/Coruripe, tudo a partir das ações contidas na agenda e nos projetos idealizados pelos profissionais do NASF.

Passo A Passo: As ações de saúde dos profissionais do Nasf são desenvolvidas após planejamento mensal através de cronograma e são realizadas preferencialmente nas UBS, mas também nos territórios de atuação das ESF como escolas, associações e outros. Compreende-se como ações de saúde, atendimentos individuais, práticas educativas de prevenção de doenças e promoção de saúde, visitas domiciliar e ações educativas nos diversos grupos populacionais específicos como: Gestantes, crianças e adolescentes, idosos, obesos, Hipertensos, Diabéticos Ações desenvolvidas pelos profissionais do Nasf 1. Saúde da criança e do adolescente, em parceria coma as escolas, são realizadas palestras educativas além de oficinas nutricionais. Temas abordados como direitos da criança e do adolescente, sexualidade, álcool e outras drogas, alimentação saudável, tabagismo, higiene pessoal, datas comemorativas como dia da criança, com realização de atividades educativas,lanches e distribuição de brindes. 2. Saúde do idoso, além das visitas domiciliares e atendimentos individualizados pelos profissionais do Nasf, também são realizados encontros mensais (Proasi- programa de apoio a saúde do idoso),com palestras e orientações sobre as doenças crônicas como hipertensão e diabetes, excesso de sal,alimentação e osteoporose bem como palestras e apoio psicológico a doenças de fundo emocional depressão, ansiedade, oficinas culinárias, passeios, momento de beleza, apoio social, atividades física e de reabilitação, além de comemorações de datas especificas como dia do idoso,são João, natal, entre outras. 3. Saúde da mulher, realizadas palestras nas USF com os temas direitos da mulher, DST/AIDS, câncer de mama e útero, apoio emocional e social, alimentação saudável e atividade física. Esses encontros também acontecem com gestantes adultas e adolescentes, nutriz com palestras educativas incentivando a amamentação exclusiva e alimentação na gestação entre outros temas. 4. Grupo de obesos, com reuniões e/ou atendimento individualizado para acompanhamento nutricional e controle à obesidade, reeducação alimentar, dietas, programa de “Emagrecer com Saúde” e projeto “ Maçã x Ameixa” palestras educativas e o incentivo a prática de atividade física. 5. Visitas domiciliares aos pacientes acamados e/ou sem condições físicas de se deslocar até a USF (AVC, cadeirantes, pacientes oncológicos e outros) atendimentos compartilhados psicólogo, nutrição, serviço social e reabilitação. Além das visitas, oficinas e atendimentos aos usuários a equipe do NASF também desenvolve palestras e capacitação nas UBS para os profissionais com a intensão de divulgar e de conscientizá-los sobre a importância da colaboração deles ( profissionais da ESF), para um bom desenvolvimentos das atividades.

Considerações: RESULTADOS E DISCUSSÃO O município de Coruripe é composto por 16 (dezesseis) equipes saúde da família, igualmente divididas, sendo 8 (oito) equipes na zona urbana e 8 (oito) na zona rural. A equipe do Nasf 1 da qual faz parte esse estudo é responsável pelas 8 equipes da zona rural. As ações de saúde dos profissionais do Nasf são desenvolvidas após planejamento mensal através de cronograma e são realizadas preferencialmente nas UBS, mas também nos territórios de atuação das ESF como escolas, associações e outros. Compreende-se como ações de saúde, atendimentos individuais, práticas educativas de prevenção de doenças e promoção de saúde, visitas domiciliar e ações educativas nos diversos grupos populacionais específicos como: Gestantes, crianças e adolescentes, idosos, obesos, Hipertensos, Diabéticos.

Resumo da Experiêcia: Este trabalho teve como objetivo principal apresentar as atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional do NASF PINDORAMA, realizadas em conjunto com as oito equipes saúde da família do município de Coruripe. Foi utilizado como método as experiências realizadas pelos profissionais que fazem parte da equipe do NASF. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), foi implantado no município de Coruripe no ano de 2010 de acordo com a portaria 154 de 24 de janeiro de 2008 do Ministério da Saúde. A equipe é compostas por psicóloga, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas e educador físico, com o propósito de dar apoio as equipes saúde da família(ESF), melhorando assim assistência aos usuários, bem como minimizar e/ ou evitar a evolução das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) . As diversas atividades realizadas pela equipe do NASF são direcionadas para promoção da saúde e prevenção de doenças. São realizadas ações educativas nas escolas, associações, desenvolvidos projetos nas áreas de saúde da criança e do adolescente, saúde do idoso e da saúde da mulher, bem como, visitas domiciliares, orientações nutricionais, apoio psicológico, ações de serviço social e práticas corporais de reabilitação. O trabalho realizado pelos profissionais de NASF na atenção básica do município em conjunto com as equipes saúde da família vem mostrando sua importância isso por que tem permitido uma aproximação maior dos profissionais com a população. As atividades preconizadas pela portaria 154/08 vem sendo incorporada aos poucos no dia a dia da equipe do NASF procurando atender as diretrizes do SUS universalidade, integralidade da atenção e equidade do acesso aos serviços do sus pelos usuários. Apesar das dificuldades algumas mudanças já foram alcançadas, tudo respeitando a cultura regional e os valores sociais da população assistida.

Palavras-Chave: NASF SAÚDE DA FAMÍLIA ATIVIDADES





Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Alimentação e Saúde


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui