Alimentação Saudável “Somos aquilo que comemos”
Postado 27/09/2018

 
Postado por
Juliana Cristina de Oliveira Dantas

Acari - RN

Organização/Instituição Promotora da Experiência : ESCOLA ESTADUAL MACHADO DE ASSIS
Área da Experiência: Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Estadual/Distrital
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 101-500
Sujeito Caracteristica : Estudantes, Famílias, Profissionais da educação, Profissionais da saúde, Professores
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Aula, Material Audio-visual, Palestra, Roda de Conversa
Temática: Alimentação do escolar, Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional , Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Rotulagem / informação nutricional


Sobre A Iniciativa:

Tendo em vista a importância de manter uma alimentação saudável, trabalhando com os alunos os alimentos que contribuem para tal e a relevância de investigar os problemas levantados diante dos maus hábitos alimentares, pensou-se no PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL “SOMOS AQUILO QUE COMEMOS”. Diante disso, pretende-se promover situações de ensino-aprendizagem, nas quais os alunos sejam instigados à reflexão sobre os distintos hábitos alimentares e criar possibilidades para uma mudança positiva frente à problemática, buscando uma melhor qualidade de vida. O que motivou a realização desse projeto foi quando realizado a avaliação antropométrica constatou-se que 42% estava acima do peso para a idade.

Objetivo :Promover a reflexão sobre a importância de ter hábitos saudáveis .



Passo A Passo:

DESENVOLVIMENTO:

 

1° DIA – 18/04 (quarta-feira)

Tempestade de ideias (depois da tempestade de ideias utilizar o vídeo “Alimentação Saudável” - duração: 5m13s)

Para você, o que é uma alimentação saudável?

Você considera sua alimentação saudável?

Quantas frutas você consome por dia?

Você come verduras todos os dias?

Você come legumes todos os dias?

Qual é o seu alimento preferido?

O que você não gosta de comer?

Você tem alergia ou intolerância a algum tipo de alimento? Qual?

Quantas vezes por dia você consome doces?

Quantas vezes ao dia você consome frituras, bolachas recheadas ou salgadinhos industrializados?

 

SUGESTÃO: Utilizar o material de apoio sobre o Dia Nacional do Livro Didático, incluindo a temática. Por exemplo, abordar as Receitas de Tia Nastácia e as comidas do Sítio do Picapau Amarelo.

 

2° DIA- 19/04 (quinta-feira)

Identificar e diferenciar frutas, verduras e legumes (texto informativo em anexo e vídeo “Vitaminas das Frutas, Verduras e Legumes – duração: 3 minutos). Criar listas e/ou tabelas com as frutas preferidas pela turma. OBS: Pedir aos alunos para levarem para a escola, no outro dia, uma fruta de sua preferência.

 

SUGESTÃO: Utilizar o material de apoio sobre o Dia do Índio (abordar sobre os alimentos típicos da cultura indígena). Atividades que envolvam a classificação de alimentos (desenhar alimentos, escrita dos nomes, produção textual, construção de tabelas com as preferências da turma...)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA (TURMA DO VESPERTINO): Prática diferenciada voltada para os valores da pirâmide alimentar, através de uma gincana lúdica entre os alunos. Utilizar a coleta de dados (peso e altura) dos alunos nas atividades. Habilidade trabalhada: adequar de forma recreativa às informações sobre a pirâmide alimentar.

 

 

3° DIA – 20/04 (sexta-feira)

Benefícios das frutas para a saúde (vídeo “Os Benefícios das Frutas para Saúde – duração: 5m21s) Enfatizar as frutas que os alunos levarem, identificando e refletindo sobre as vitaminas e benefícios.

 

SUGESTÃO: Promover um momento de degustação das frutas que os alunos levarem (partilha das frutas).

 

EDUCAÇÃO FÍSICA (TURMAS DO MATUTINO): Prática diferenciada voltada para os valores da pirâmide alimentar, através de uma gincana lúdica entre os alunos. Utilizar a coleta de dados (peso e altura) dos alunos nas atividades. Habilidade trabalhada: adequar de forma recreativa às informações sobre a pirâmide alimentar.

 

 

  4° DIA – 23/04 (segunda-feira)

 Verduras e legumes – texto informativo sobre o tema enfatizando a importância nutricional desses     alimentos na nossa saúde (em anexo).

Trabalhar o gênero textual “Receita” - produzir a escrita da receita de salada ou sopa com legumes e verduras.

 

SUGESTÃO: Se possível, utilizar uma receita do Cardápio da Escola.

 

5° DIA – 24/04 (terça-feira)

Estudar as Vitaminas A, B1, B3, B5, B6, B12, C, D, E, H e K. (Tabela com as Vitaminas de cada alimento em anexo e o vídeo “Vitaminas” - duração: 7 minutos)

 

SUGESTÃO: Atividades que envolvam a descrição dos alimentos ricos em cada vitamina estudada (pesquisas).

 

6° DIA – 26/04 (quinta-feira)

  Estudar e refletir sobre os alimentos não saudáveis - balas, doces, salgadinhos, refrigerantes, frituras … (vídeo “Conhecendo os Alimentos com o Sr. Banana – duração: 6m55s e “O homem está morrendo pela boca: Piores alimentos para saúde” – duração: 4m51s);

SUGESTÃO: Listas, tabelas e/ou produção textual sobre os prejuízos causados pelo consumo excessivo de tais alimentos não saudáveis.

EDUCAÇÃO FÍSICA (TURMA DO VESPERTINO): Prática diferenciada voltada para os valores da pirâmide alimentar, através de uma gincana lúdica entre os alunos. Utilizar a coleta de dados (peso e altura) dos alunos nas atividades. Habilidade trabalhada: adequar de forma recreativa às informações sobre a pirâmide alimentar.

 7° DIA – 27/04 (Sexta-feira)

   Estudar a Pirâmide Alimentar - composição e distribuição dos alimentos, quantidade de porções  alimentares que devemos consumir de cada grupo de alimentos... (Pirâmide Alimentar em anexo e os vídeos “Pirâmide Alimentar” para 4° e 5° ano – duração: 9m37s e “Zuzubalandia – Pirâmide dos Alimentos” para o 1° ao 3° ano – duração: 4 minutos ).

 

SUGESTÃO: Confeccionar a Pirâmide Alimentar para fixar no mural da sala e estimular a consulta por parte dos alunos.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA (TURMA DO VESPERTINO): Prática diferenciada voltada para os valores da pirâmide alimentar, através de uma gincana lúdica entre os alunos. Utilizar a coleta de dados (peso e altura) dos alunos nas atividades. Habilidade trabalhada: adequar de forma recreativa às informações sobre a pirâmide alimentar.

 

8° DIA – 30/04 (segunda-feira)

Atividades diagnósticas para verificação dos conhecimentos dos alunos. Se preciso revisar/reforçar a temática abordada.

SUSGESTÃO: Continuar abordando a Pirâmide alimentar fixada na sala de aula.

Produto final do projeto (culminância)

O trabalho desenvolvido no projeto deverá ser registrado nas produções dos alunos e por meio de fotos para publicação na mídia da Escola. Na conclusão do trabalho, haverá uma exposição do que os alunos aprenderam sobre o tema e o Show Temático “Os Músicos e os Palhaços” dos artistas da Terra, que abordarão a temática nas músicas, brincadeiras e palhaçarias. Os brindes das brincadeiras serão frutas e/ou alimentos saudáveis (sugestão: ser doações da Equipe de Funcionários da Escola).

Material de Apoio:

  • Textos com sugestões das datas comemorativas dos dias indicados;
  • Vídeos sobre a temática no computador da Sala de Mídias;
  • Receitas de Tia Nastácia;
  • Cesta temática com livros para Leituras Deleites
Foi reliazado também reuniões com os pais dos alunos sobre alimentação saudável  com a nutricionista Juliana Oliveira ;
 Foi realizado também uma feira de alimentação saudável com a Nutricionista Juliana Oliveira;

 

 



Considerações:

 Os alunos trazendo para lanchar na escola mais alimentos saudáveis.

O principal desafio do  projeto era os pais dos alunos que davam dinheiro para eles comprarem alimentos que não são saudáveis  em uma cantina que tinha em frente a escola.







Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - A GUERRA DAS FRUTAS - CORDEL.docxdocx
2 - PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ATUALIZADO-1.odt.odt
3 - TEXTO INFORMATIVO FRUTAS VERDURAS E LEGUMES 1.odt.odt
4 - Importância dos alimentos na saúde 1.odt.odt


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