Educação Alimentar e Nutricional no contexto da Educação Especial no município de Jequié, Bahia
Postado 17/04/2018

 
Postado por
William Santos Silva

Jequié - BA
73991086674
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Faculdade de Tecnologia e Ciências e Centro de Apoio Pedagógico – CAP
Área da Experiência: Agricultura/Abastecimento, Desenvolvimento/Assistência Social, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 11 a 19 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes, Pessoas com necessidades alimentares especiais , Profissionais da educação, Profissionais da saúde, Professores
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Aula, Curso, Material Impresso, Palestra, Roda de Conversa
Temática: Agricultura familiar, Alimentação do escolar, Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional , Higiene / conservação dos alimentos, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

No trabalho cotidiano nas escolas, observa-se que houve uma redução da prevalência de desnutrição entre os estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Entretanto, há um aumento crescente do sobrepeso e obesidade em termos gerais, no Brasil, o que se configura um problema de saúde em consequência de hábitos não saudáveis, principalmente. Nesse contexto, a escola apresenta-se como um importante ambiente para promoção e perpetuação de hábitos alimentares saudáveis dentre os estudantes.  Com a realização deste estudo, objetivou-se promover a alimentação saudável entre estudantes com necessidades especiais no município de Jequié, Bahia. 

Essa iniciativa foi elaborada pelos discentes do curso de nutrição, Diana Porto, Itana Nery, João Júnior, Matheus Santana, Renata Ramos, Sylvia Raffaele, Thaís Rodrigues e Valdilene Eça, com supervisão dos docentes Profa. Jessica Souza Ribeiro e Prof.William Santos Silva, como proposta transdisciplinar da disciplina trabalho interdisciplinar dirigido II.



Passo A Passo:

Foram realizadas oficinas educativas, desenvolvidas pelos discentes do Curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC, campus Jequié, e aplicadas às crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Apoio Pedagógico – CAP, no município de Jequié – BA. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas adaptadas para adolescentes portadores de necessidades especiais, abrangendo a faixa etária entre 10 a 14 anos, no período de agosto a novembro de 2016, através de estratégias lúdicas e dinâmicas, visando a promoção da autonomia, a qualidade de vida e o bem-estar proporcionados pela prática de hábitos alimentares saudáveis. Foi realizada uma visita à horta implantada pelo Núcleo de Atividade da Vida Autônoma, já existente na escola, procedendo-se a colheita de alimentos, oficinas culinárias, higienização de alimentos, jogo de memória e confecção de uma pirâmide alimentar adaptada. As oficinas foram realizadas semanalmente.



Considerações:

A participação dos estudantes nas oficinas foi satisfatória, de modo que foi despertado o interesse e a curiosidade em conhecer novos alimentos e preparações, sempre com ênfase na alimentação saudável, para que esta se torne um hábito no cotidiano dos mesmos e não somente no ambiente escolar. Observou-se a assimilação dos novos conceitos, que eram questionados e reforçados a cada encontro, resultando num aprendizado contínuo e sequencial em Educação Alimentar e Nutricional.  A escola é um local privilegiado para se construir conhecimento sobre a alimentação saudável e crianças portadoras de necessidades especiais são atores nesse processo, desde que sejam desenvolvidas estratégias que respeitem suas limitações e maximizem suas potencialidades.







Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - 31081598_1255812081188705_2301001034882875392_n.jp.jpg
2 - 30710929_1255811957855384_93899628746899456_n.jpg.jpg


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui