Abordar e Gerir conflitos de interesses no planejamento e execução de programas nacionais de nutrição

A 65ª Assembléia Mundial da Saúde (WHA 65) indicou que os esforços globais para melhorar a nutrição devem se concentrar em seis metas globais, relacionadas à Nutrição< que devem ser alcançadas até 2025 e aprovou um Plano de Implementação Integral sobre Nutrição Materno-Infantil e de crianças, através da Resolução WHA 65.6.

O Plano inclui áreas de ação para os Estados-Membros, para a OMS e para outros atores, e recomenda "criar um ambiente favorável à implementação de políticas globais de alimentação e nutrição", além de apelar aos Estados-Membros para que “estabeleçam um diálogo com os partidos nacionais e internacionais relevantes e formem alianças e parcerias para expandir as ações de nutrição com o estabelecimento de mecanismos adequados para protegê-las contra possíveis conflitos de interesse”.

A resolução WHA 65.6 também solicitou ao Diretor-Geral que: "desenvolva instrumentos de avaliação, divulgação e gerenciamento de riscos para proteger contra possíveis conflitos de interesse na elaboração de políticas e na implementação de programas nutricionais consistentes com a política e a prática globais da OMS".

Em resposta a este pedido, o Departamento de Nutrição para a Saúde (NHD) e Desenvolvimento da Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com parceiros internos, estabeleceu um fluxo de trabalho para analisar definições e questões relevantes para discussão posterior pelos Estados Membros e relatou À 67ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA67).

O fluxo de trabalho estabelecido pela NHD sobre conflitos de interesse concentra-se nas questões potenciais que podem surgir para a implementação do Plano, particularmente quando se requer o envolvimento com atores não-estatais.

O Departamento de Nutrição para a Saúde está convocando uma consulta técnica com especialistas na área de avaliação de risco, divulgação, gestão de conflitos de interesses e outras áreas de especialização, com a participação dos Estados Membros como observadores. 

Ver todas as Publicações
Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui