Educação nutricional para crianças em uma escola pública de Vila Velha/ ES

A educação nutricional é um instrumento que visa capacitar o indivíduo a agir conscientemente diante das situações novas da vida, relacionadas à alimentação, com aproveitamento de experiências anteriores, tendo em vista a integração, a continuidade e o progresso no âmbito social, individual ou coletivo à luz da construção de bons hábitos alimentares desde a tenra idade.

O objetivo foi promover o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, através de atividades lúdicas sobre nutrição desenvolvidas e aplicadas pelos autores. As atividades de educação nutricional foram aplicadas às crianças entre 4 e 5 anos de idade de educação infantil da escola da rede pública de ensino localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo, sendo realizada atividades semanais durante um período de aproximadamente 2 ½ meses.

As atividades desenvolvidas contemplaram desde estratégias reflexivas para professores e educadores quanto estratégias lúdicas e sensoriais para os escolares.

Finalizando as atividades, observou-se que para ocorrer fixação das técnicas e atividades lúdicas aplicadas, elas devem ser criativas e concretas, para despertar o interesse sobre esses assuntos. A partir do momento em que as crianças aprendem o valor nutricional dos alimentos, ficará mais fácil para acontecerem as mudanças nos seus hábitos alimentares, ainda durante o período escolar.

 

Palavras-chave: Educação Nutricional; Escolares; Hábitos Alimentares.

 

Autor: Monique Tavares Pereira, Rodrigo C. Araujo Vianna, Beatrix Belfort e Leticia Bueno

Email: monique.tavaresp@gmail.com

Orientador: Paula R. L. de Almeida Campos

Email: paulareginacampos@hotmail.com

Data de Publicação: 2014-07-05

Instituição: Faculdade Catolica Salesiana do Espirito Santo

Estado: ES

Cidade: Avaliação de ações de EAN

Tipo de Trabalho: Trabalho de Conclusão do Estágio Social

Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui