Ideias na Mesa - Blog


postado por Marina Morais Santos em Segunda-feira, 20 de Março de 2017

A obra Comer bem, viver bem: arte, educação e cultura cadastrada em nossa Rede é um livro colaborativo que conta com trabalhos de conclusão de alunos de duas universidades do Nordeste: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O livro propõe-se a apresentar a arte como objeto de conhecimento no estudo da alimentação, além de discutir o relevo da análise cultural na compreensão da alimentação e destacar também o papel da Educação Alimentar e Nutricional como princípio de diálogo. 

A obra conta com 13 Trabalhos de Conclusão de Curso, orientados pela Professora Dr. Michelle Jacob, e divididos em 3 eixos temáticos: arte, cultura e educação. De acordo com Viviany Chaves, que cadastrou o livro em nossa rede, a obra é fruto de várias pesquisas e ações no âmbito da Nutrição: "São um conjunto de trabalhos de conclusão de curso que já tiveram seus êxitos (resultados) tanto na academia como também, em alguns casos, na comunidade. A ideia de postá-lo no site do Ideias na Mesa é pra justamente divulgar essas pesquisas na área da nutrição que possuem um cunho metodológico mais qualitativo e voltado para as questões subjetivas do alimento, do comer e do sujeito, fugindo do pragmatismo dos estudos epidemiológicos e biomédicos."

O livro traz trabalhos que se utilizaram de obras literárias como as de Cíntia Moscovich, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e até mesmo a Bíblia para discutir o fenômeno da alimentação. Além de dedicar uma sessão inteira para debater sobre o papel da Educação Alimentar e Nutricional, relacionando-a com a arte, a cultura e a literatura. 

Viviany acrescentou também: "Acreditamos que o comer bem, e logo o viver bem, passe pelo processo de aprender a partilhar, denominado por Derrida de aprender-a-dar-de-comer-ao-outro, e pelos andinos a saber dar e receber. Nutrir ideias em um livro é um gesto de partilha, de um processo que ativa a interação e, em consequência, na nutrição mútua deste jovem campo em pleno estágio de desenvolvimento. Acreditamos que esse seja o princípio de toda Nutrição Humana." 

Quer saber mais sobre o livro, acessar o seu cadastro e baixá-lo na íntegra? Então acesse a experiência completa aqui.

 


Em 2017 vamos continuar valorizando a Educação Alimentar e Nutricional. Assim como a Viviany Chaves, você pode ter a oportunidade divulgar uma experiência aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui