Ideias na Mesa - Blog


postado por JOSIANE RODRIGUES DE BARROS em Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017

Dando continuidade aos conteúdos relacionados à "Agroecologia e Sustentabilidade" do mês de fevereiro, escolhemos um filme que contribui na reflexão do consumo consciente e sustentável.

A percepção de que necessitamos de um sistema alimentar mais saudável e sustentável e a busca de respostas pelo que realmente estamos consumindo, nossas escolhas alimentares e o que de fato está chegando nas nossas mesas são cada vez mais comuns. O documentário "OMG GMO" aborda algumas dessas questões principalmente no que diz respeito a utilização de sementes transgênicas e suas consequências.

Dirigido por Jeremy Seifert, o documentário americano com duração de 90 minutos, retrata como as grandes corporações estão modificando geneticamente as sementes e controlando as patentes. Ao investigar e tentar entender melhor a alimentação de seus filhos, a protagonista  se dá conta do consumo crescente dos alimentos transgênicos e inicia uma busca incessante para tentar responder suas indagações, mas principalmente: " é possível rejeitar o sistema alimentar atual ou já perdemos algo que não podemos ganhar de volta?"

Nessa perspectiva, o uso dos transgênicos não só ameaça a saúde, a segurança alimentar e nutricional e o meio ambiente como nos faz repensar sobre os estilos de vida e o futuro da biodiversidade agrícola.

Você comeria algo que não se sabe até que ponto é realmente seguro? Quais os riscos para nossa saúde? E o impacto para o planeta? Até que ponto a nossa tradicional plantação pode ser substituída pela transgênica? E a extinção de sementes nativas? E o nosso direito de escolha?

Ganhador de prêmios de Melhor Filme Júri Popular do Yale Environmental Fim Festival e de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Berkshire, o documentário é uma boa dica para refletirmos sobres os questionamentos levantados e problematizar essa situação.

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui