Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2017

A experiência de hoje foi conduzida por graduandos de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande e aplicada em uma escola municipal da região. O objetivo foi promover saúde através de uma semana com atividades relacionadas à Alimentação Adequada e Saudável envolvendo os escolares, extensionistas e professores da escola.

O público alvo da experiência foram os alunos do pré I da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental I. As atividades foram realizadas durante cinco dias, e contaram com o apoio e contato prévio da direção da escola e de alunos voluntários do curso de Nutrição. As intervenções foram planejadas com base nos parâmetros curriculares nacionais para educação infantil e ensino fundamental e o guia alimentar para a população brasileira.

No primeiro momento, foi realizada uma fase de diagnóstico a partir do diálogo com as crianças para verificar o entendimento delas relativo à alimentação saudável. Após este contato inicial, os membros do projeto produziram cartazes realizados juntamente com os alunos e professores, e trataram de temáticas como alimentação saudável, comida de verdade, alimentos processados e ultraprocessados. No dia seguinte, foi realizada uma sessão "Cine Saudável" com a exibição do filme Nutriamigos seguido de uma conversa mais descontraída sobre alimentação saudável. Uma outra atividade de conteúdo mais lúdico foi a "contação de histórias" utilizando o livro "Repasto Literário", já compartilhado como experiência aqui no Ideias.

     

A semana contou ainda com um componente de avaliação do estado nutricional das 128 crianças  e terminou com um piquenique ao ar livre entre todos os profissionais e alunos envolvidos. Durante esse momento de confraternização, também foi explorada a comensalidade com alimentos in natura.

Em relação aos resultados observados após a implementação da semana, foi constatada um interação positiva entre os educadores, coordenadores da escola e o público infantil confirmada com mais de 90% de respostas das crianças afirmando que "gostaram ou adoraram" as atividade da semana.      

Para ler a experiência na integra e conferir mais fotos acesse aqui.     


Em 2017 vamos continuar valorizando as experiências de Educação Alimentar e Nutricional cadastradas na rede. Assim como a Iara Matos, você pode ter a oportunidade divulgar uma experiência aqui no Blog. Cadastre suas experiências de EAN e compartilhe com outros usuários suas vivências, ideias e desafios. Vamos fortalecer e qualificar nossas ações pelo Brasil!

    



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui