Ideias na Mesa - Blog


postado por Maína Pereira em Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017

Como é a disciplina de Educação (alimentar e) nutricional do seu curso de graduação em Nutrição? Quais conteúdos se destacam? Quais metodologias de ensino são utilizadas? O que precisa ser melhorado para aprimorar a formação do nutricionista em EAN?

Um artigo recém-publicado do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (OPSAN/UnB) analisou planos de ensino da disciplina Educação Nutricional nos cursos de nutrição do país.

A análise dos planos de ensino contribuiu para diversas reflexões a respeito da formação dos futuros profissionais, destacando a abordagem do ensino e as estratégias pedagógicas na disciplina, assim como os conteúdos disciplinares.

Uma leitura recomendada para docentes da área e demais interessados, o artigo contribui na discussão da Educação Alimentar e Nutricional como tema transversal a ser abordado em todo o curso da graduação em Nutrição e revela a necessidade de alinhamento aos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas, às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Consenso sobre Habilidades e Competências do Nutricionista no âmbito da Saúde Coletiva.

Diante dos desafios da alimentação que surgem a cada dia, torna-se necessário repensar uma educação crítica e que integre a teoria com a prática com o foco de promover a saúde de forma mais problematizadora e humanizada.

O artigo, em inglês, encontra-se disponível em nossa biblioteca aqui e faz parte da sessão temática de Educação Alimentar e Nutricional da edição de novembro/dezembro de 2016 da Revista de Nutrição que contém outros artigos de estudos em EAN. 

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