Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Terça-feira, 22 de Novembro de 2016

O jornalista Mark Bittman, escritor da seção de comida do New York times, fez uma fala durante um TED Talks sobre o que está errado na forma como nos alimentamos nos dias de hoje e as consequências para a saúde e o meio ambiente.

Em suma, sua análise traz a combinação do consumo excessivo de carnes e comidas ultraprocessadas, e a pouca quantidade de alimentos in natura e comidas feitas em casa como os principais fatores que levam ao surgimento das doenças relacionadas a má alimentação e a não sustentabilidade de nosso sistema alimentar. Apesar de realizadas em 2007 e referenciadas no contexto norte-americano, as colocações de Mark continuam atuais e encontram similaridades nas dinâmicas agroalimentares de outros países.

Para além do aspecto da qualidade alimentar, Bittman trata de um tema ainda pouco explorado que é o impacto que determinados padrões alimentares causam em nosso planeta. Ele fala principalmente da criação bovina e de outros animais de médio porte que correspondem com significativa parcela das emissões de gases do efeito estufa e influenciam no aquecimento global. Não apenas na pecuária intensiva, mas agravos ambientais também são observados pelo agronegócio e suas práticas com o uso intensivo de agrotóxicos e sementes transgênicas por exemplo.

Mark aponta que é preciso uma retomada de consciência e atitudes nas escolhas individuais, mas que sem dúvida para um impacto coletivo mais abrangente esse sistema de decisões políticas com fomento a produção não saudável e sem sustentabilidade precisa ser substituída.   

Assista a palestra completa com legendas em português: 




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui