Ideias na Mesa - Blog


postado por Ideias na Mesa em Quinta-feira, 03 de Novembro de 2016

Por Mariana Ferraz

Pensou em comida nos Estados Unidos, logo as grandes redes de Fast Food vem à mente. Mas a "Cidade que Nunca Dorme", não dorme no ponto e desperta para disponibilização de comida de verdade aos que buscam formas mais saudáveis e justas de alimentação.

Sim, justas!  Isso porque os mercados verdes (chamados de greenmarkets – a nossa boa e velha “feira”) tem como lema levar à cidade o que é produzido localmente. Assim, consumidor e produtor são aproximados, permitindo uma remuneração mais justa pelo alimento, uma vez que são reduzidos os custos de intermediários e de deslocamento por longas distâncias.

Ao contrario do que imaginamos, os greenmarkets não são coisas tão recentes em Nova Iorque. Na década de 70 nasceu a GrowNYC, uma organização sem fins lucrativos que colabora com o governo municipal na gestão das feiras verdes. Não só isso, a organização tem projetos interessantíssimos relacionados à educação juvenil e hortas comunitárias. Todos esse projetos apoiam-se na visão da promoção de comida fresca, saudável, cultivada localmente por agricultores familiares e vendida diretamente ao consumidor.

Nas feiras é possível encontrar legumes e verduras fresquinhas, coloridas frutas da estação e também pães, queijos, vinhos, iogurtes, bolos e docinhos feitos com ingredients locais.  Um ambiente perfeito para trocar ideias, conhecer a história dos alimentos, de onde vêm, como foram produzidos, e claro, receber ideias e sugestões de como preparer novas receitas. Para sentir o clima dos greenmarkets, assista o video produzido com carinho por Mariana Ferraz, colaboradora do Ideias na Mesa.

 

Mais informações:

http://www.grownyc.org/greenmarket/ourmarkets



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui