Ideias na Mesa - Blog


postado por Marina Morais Santos em Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016

As PANCs, também chamadas de Plantas Alimentantícias Não Convencionais, andam cada vez mais populares! Ainda bem, já que essas sementes, vagens, raízes, castanhas, folhas, e até frutos são ricas em nutrientes, são parte da nossa rica biodiversidade brasileira e também têm amplo potencial gastronômico! No [Mais que Ideias] de hoje, vamos te apresentar 4 inspiradoras iniciativas para que você se encantar ainda mais por esse tema! 

Neide Rigo - Imagem: Claudia Silveiro/UOL

Neide Rigo - Imagem: Claudia Silveiro/UOL

1) Blog Come-se:

Há quase 10 anos, a nutricionista e colunista do Paladar, Neide Rigo, escreve o blog Come-se, em que explora o universo das plantas comestíveis não convencionais desde antes do termo ser inventado. Além de escrever sobre o tema, Neide também sugere como preparar as PANCs e dá receitas para aproveitá-las em preparações de dar água na boca! Neste vídeo, ela apresenta várias PANCs e mostra que elas podem ser encontradas nos lugares mais inesperados! Neide também é uma das colaboradoras do próximo livro da rede Ideias na Mesa, o "Mais que Receita: Comida de Verdade", que será lançado no final do mês de outubro. 

 

2) Revista Ideias na Mesa n° 8 - Um Passeio pela nossa Rede de Experiências:

Na mais nova revista do Ideias na Mesa, destacamos a experiência dos estudantes do projeto de Estágio em Nutrição e Desenvolvimento Humano da Unisinos, São Leopoldo (RS), que levaram as PANC para a alimentação de três escolas do município de Harmonia, no Rio Grande do Sul. No projeto, além da apresentação e degustação das PANCs pelos alunos, foram realizadas uma oficina culinária e a construção de uma horta com os alunos. Leia a matéria na nossa revista para conhecer melhor esse projeto incrível! 

 

3) Projeto PANCs:

Outra sugestão é o ótimo vídeo Projeto PANCS, realizado pela nutricionista Irany Arteche, que apresentou as PANCs como uma alternativa para enriquecer a alimentação e produção de assentados do MST/RS. Com oficinas do botânico Valdely Kynupp, estudioso responsável por cunhar o termo PANC, as plantas com grande potencial alimentício, gastronômico e de comercialização são apresentadas na mata e até na beira da estrada! 

4) Revista Agriculturas Experoências em Agroecologica - Plantas Alimentícias Não Convencionais:

A revista, disponível aqui, traz o tema das PANCs de diferentes perspectivas com artigos que passeam pelas regiões do Rio Grande do Sul, Bahia, Serra da Misericórdia, Berlim e Etiópia. Você pode acessar gratuitamente e se inpirar com visões tão diferentes e ricas! 

 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui