Ideias na Mesa - Blog


postado por Equipe Ideias na Mesa em Quinta-feira, 19 de Maio de 2016

Este espaço foi criado para facilitar o diálogo entre nós, docentes, sobre a formação em Educação Alimentar e Nutricional nos cursos de graduação em Nutrição.

Se você está conhecendo este blog agora, acho que vale a pena  contar que os temas postados até o momento foram: “comportamento alimentar”; “o guia alimentar e a repercussão na formação do nutricionista em educar”; “sugestão de atividades com indivíduos e coletividades baseadas no guia alimentar”; “a nutrição mais próxima da educação” e “educação: aprender a fazer e aprender a aprender” .

Hoje queremos mostrar um pouco do nosso trabalho com os professores de EAN que já se juntaram a nós.

  1. Grupo no whatsapp para conversas rápidas, marcar encontros no Skype ou divulgar alguma notícia.
  2. Grupo no facebook para postar vídeos, fotos, discutir temas e ideias, compartilhar nossas aulas de sucesso, nossas angústias ou mesmo para tirar dúvidas.
  3. Este blog, que poderá ter uma frequência maior de postagem se você sugerir temas ou mesmo enviar texto para publicarmos.
  4. Encontros mensais via Skype e que serão agendados no grupo do whatsapp. Como é difícil encontrar uma data e horário que atenda a todos os professores, agendaremos pelo maior número de participantes. Mas se você perder, poderá assistir a gravação disponível no site do Ideias na Mesa. Para esses encontros sempre abriremos uma discussão com o tema definido no encontro anterior.
  5. Todas as ideias aqui reunidas serão trabalhadas em uma oficina no CONBRAN 2016, que ocorrerá em outubro em Porto Alegre.  Precisamos reunir o maior número possível de professores de EAN do Brasil para uma oficina colaborativa. A cada dia percebemos mais a necessidade de uma rede de apoio e confiança entre todos.

 

As questões que mais representam nossas ideias atualmente foram construídas por professores que formam esse grupo desde o início e apresentamos a seguir:

  • Como contribuir para que o estudante se sinta capaz e interessado em aprender e refletir, problematizar, pensar e adotar essa mesma lógica na sua atuação profissional? E aqui surge o grande desafio: chegando atualmente com um perfil tão diferenciado, nosso aluno está preparado e consciente dessa necessidade de reflexão? Ou apenas enxerga e valoriza, uma nutrição que se revela como uma “ciência da estética”, com resultados rápidos e sensacionalistas? Diante desse cenário, fica cada vez mais clara a necessidade de aproximação com aluno para conhecer melhor suas necessidades, anseios e desejos diante da profissão e, dessa maneira participar da sua transformação. 
  • Como relacionar a disciplina com outras áreas e também perpassar por todo o curso de nutrição?  Aqui é clara a visão de que o professor de EAN trabalha sozinho e isolado dentro do curso. Como fortalecer esse professor?
  • No encontro via Skype realizado no dia 28 de abril, uma das professoras apontou como uma grande preocupação o fato de termos avançado bastante nas dinâmicas para realizar Educação Alimentar e Nutricional e, por outro lado, essa inovação das dinâmicas leva um conteúdo pronto para o aluno, paciente e usuário dos diferentes serviços onde atuamos. Então, como trabalhar com o aluno para evitar que ele seja mais um nutricionista prescritor de dietas?

 

Professor de EAN, participe!! Junte-se ao nosso grupo para aumentarmos cada vez mais essa rede de apoio e aprendizagem. Se você tiver interesse em entrar no grupo envie uma mensagem para: ideiasnamesa@unb.br

 

docenteean




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui