Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Segunda-feira, 14 de Março de 2016

A Educação Alimentar e Nutricional pode ser difundida das mais diversas formas. Pensando assim, a experiência de hoje exemplifica a aplicação da EAN na forma de contos.

O projeto ‘Repasto Literário’ consistiu na elaboração de um livro de histórias lúdicas que valorizam os aspectos da cultura alimentar com o objetivo de estimular uma alimentação saudável em escolares da rede básica de ensino das zonas rural e urbana em Cuité/PB. Ele foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva (PENSO) na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.   

A criação do material educativo surgiu como desdobramento de uma oficina de capacitação para membros do projeto ligados ao curso de Nutrição, que após a experiência, decidiram materializar um livro de contos adaptado a temática da alimentação escolar.

grupoufcg

O livro ‘Repasto Literário – Promoção da alimentação saudável e contação de histórias’ é dividido em três sessões, I - A mitologia dos alimentos, II - O caldeirão da cultura e III - A partilha e o sabor. Nelas, são contados os mitos de formação de alguns alimentos, como por exemplo o milho e a mandioca, além da presença de cantigas visando aumentar a participação e engajamento do público infantil.

O material está sendo utilizado como ferramenta de apoio para atividades de EAN junto às escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a recepção por parte dos professores, alunos e gestores tem sido favorável, indicando que a experiência pode ser replicada.   

capalivro

Conheça essa experiência aqui!



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui