Ideias na Mesa - Blog


postado por Luiza Lima Torquato em Quarta-feira, 04 de Setembro de 2013

A rede virtual Ideias na Mesa lança mais uma ferramenta de incentivo ao diálogo e à valorização da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), a Revista Ideias na Mesa, uma publicação temática semestral!

Esta primeira edição traz o tema Desperdício de Alimentos, traçando um panorama sobre a perda de alimentos no país e apresentando ideias e experiências relacionadas ao assunto.

“Enquanto espaço de diálogo e valorização da Educação Alimentar e Nutricional, o Ideias na Mesa elegeu este tema para sua primeira revista por considerar que a prática consciente de todos nós pode contribuir para a redução deste problema”, afirma a professora Elisabetta Recine, coordenadora do projeto.

“O tema desta primeira edição valoriza principalmente um dos princípios das ações de Educação Alimentar e Nutricional proposto pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional, que é a sustentabilidade social, ambiental e econômica dos padrões de produção, abastecimento, comercialização, distribuição e consumo de alimentos”, destaca Janine Coutinho, da Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional da SESAN/MDS.

Nesta edição, a Revista Ideias na Mesa ouve profissionais que trabalham de distintas maneiras na redução do desperdício de alimentos no país. Traz uma entrevista com Celso Moretti, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa e um artigo de Renato Maluf, professor do Centro de Referência em Segurança Alimentar do CPD/Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ).

A publicação também apresenta experiências brasileiras de sucesso que mostram como consumir alimentos de forma consciente por meio de hábitos sustentáveis.

Confira! Este é mais um instrumento para que a EAN seja vista e praticada no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Serviço:

Publicação: Revista Ideias na Mesa | Número de páginas: 20 | Formato: eletrônico Realização: OPSAN-UnB e MDS | Divulgação gratuita pelo site www.ideiasnamesa.unb.br. Uso de informações liberado desde que citada a fonte.



Existe um comentário

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2013 às 09:09

Comentou: Parabéns pela ação! Vamos evitar o desperdicio de alimentos, fiz uma ação aqui na minha cidade, Chapada Gaúcha Minas Gerais, foi uma caminhada no combate a fome, a obesidade e o desperdicio de alimentos. È preocupante enquanto 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, toneladas de alimetos são jogados no lixo a todo momento.Esta é uma causa que pertence a todos nós. Precisamos ser voluntários em ações de combate ao desperdício. Maria de Jesus Ribeiro Gomes - Nutricionista.
Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui