Ideias na Mesa - Blog


postado por Rafael Rioja Arantes em Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015

É com água na boca que a equipe do Ideias na Mesa inaugura o quadro Receita fotográfica. Através dele, divulgaremos receitas práticas e de fácil execução. E tem muito mais! Para nós, a receita é só um dos ingredientes desta aventura culinária que se completa com um punhado de sustentabilidade, quanto bastar de cultura, curiosidade em lascas e uma pitada de afeto. Daí, sai fresquinho do forno para você preparações feitas com Comida de Verdade!         

Na estreia de hoje ensinamos a preparar o Ovo Poché, uma forma diferente e mais saudável (e gostosa) de se fazer ovo. É bem simples e divertido de se fazer, mas as dicas são importantes para que a sua empreitada não vire uma “sopa de ovo”.

Passo a passo:

  1. Compre ovos de galinha caipira ou orgânicos
  2. Use os ovos mais frescos possível, quebre e reserve em um recipiente
  3. Fervente a água com algumas pitadas de sal
  4. Perto da fervura, mergulhe o recipiente liberando o ovo na panela 
  5. Deixe em fogo médio de 3-4 minutos para uma gema menos(3) ou mais(4) firme
  6. Escorra no papel toalha por alguns segundos
  7. Tempere com pimenta do reino, manjericão ou ingredientes a sua escolha e bom apetite!!

Tempo de preparo: 10min

Qual a diferença entre ovos de granja (convencional), caipira e orgânicos?

Os ovos de granja são os que a maioria das pessoas consome. As galinhas que os produzem ficam confinadas a vida inteira dentro de gaiolas minúsculas, em um esquema de produção industrial com uso intensivo de antibióticos e hormônios de crescimento para que os animais cresçam e produzam em tempo mais curto e a uma velocidade maior do que a natural (por isto o preço mais barato).   

Já os ovos caipira são produzidos a partir de galinhas criadas e que botam ovos fora de gaiolas e ciscam livremente. Além disto, para a alimentação dos animais são fornecidos vegetais e pequenos insetos que eles consomem ao ciscar em liberdade. Outro aspecto importante é que elas não recebem uso indiscriminado de antibióticos ou hormônios que estimulam o crescimento.

A produção de ovos orgânicos funciona na mesma lógica dos ovos caipira com uma vida menos estressante e mais próxima da natureza, o adicional é que além de todas estas etapas, as galinhas devem também ser alimentadas com alimentos comprovadamente orgânicos.

Benefícios

Ao optar por ovos caipira ou orgânicos você estará consumindo alimentos mais saudáveis, além de contribuir para um tipo de criação que possui uma relação menos prejudicial ao meio ambiente e menos opressora aos animais.

Dica: Estes alimentos são encontrados a um preço mais acessível em feiras agroecológicas e de agricultores familiares em comparação aos supermercados.

Gostou? Tentou e algo deu errado? Compartilhe sua experiência na cozinha publicando a foto da receita com a hashtag #receitafotografica no Instagram ou Facebook.


 



Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui