Ideias na Mesa - Blog


postado por Lucas Ferreira em Sexta-feira, 18 de Julho de 2014

Nos últimos dias, a discussão sobre o desperdício de alimentos tem aumentado consideravelmente. E pensando nas toneladas de comida que são descartadas todos os dias (1/3 de todo alimento produzido, segundo a ONU), nenhuma oportunidade para conscientizar as pessoas pode ser deixada de lado. (Veja mais sobre o desperdício na 1ª Revista do Ideias)

Por esse motivo, a União Europeia declarou 2014 o "Ano Europeu contra o Desperdício de Alimentos". Muitas instituições aderiram à causa, divulgando e incentivando projetos que diminuissem as toneladas que são jogadas fora diariamente. 

Por exemplo, essa campanha do mercado francês Intermarché: (vídeo em inglês)


Ou esssa cooperativa portuguesa, da engenheira ambiental Isabel Soares:

Não, você não entendeu errado. Você pode sim contribuir para a redução do desperdício comendo uma fruta feia.

A Idéia é bem simples, e também sensacional: Comprar dos fornecedores as frutas fora do padrão do mercado e distribuí-las aos consumidores por um preço muito menor. Esses vegetais rejeitados tem o mesmo sabor e qualidade nutricional que os "bonitos" que são vendidos todos os dias no mercado.

Além de conscientizar a população sobre o desperdício e distribuir alimento de qualidade, os pequenos produtores não precisam jogar fora parte de sua produção só pra seguir a ditadura da estética. Comprando uma "Fruta Feia", as pessoas evitam que mais comida perfeitamente aceitável tenha como destino final o lixo.

Compartilhe e contribua com essas campanhas sem discriminar os vegetais quando for fazer suas compras. O planeta agradece! 

gente bonita come 3




Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui