DESMISTIFICANDO OS ALIMENTOS DA MODA
Postado 20/03/2017

 
Postado por
Louine Carneiro

Lavras - MG
(22)981758425
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Disciplina Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Pública - DNU/Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Comunidade em geral, Profissionais da saúde
Tipo Local: Unidade Básica de Saúde
Tipo Experiência: Dinâmica em Grupo, Material Impresso, Roda de Conversa
Temática: Alimentos orgânicos, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

Com o aumento crescente das ditas "dietas da moda", muitos alimentos que estão presentes nessas dietas são comercializados livremente em casas de produtos naturais sem existência de uma orientação e elucidação dos seus possíveis benefícios. Objetivo dessa ação foi esclarecer e infromar sobre esses produtos, quais são os beneficios e maleficios dos mesmos, modo de utilizar e quais são os possíves substitutos, já que muitos deles não são da cultura alimentar regional.  



Passo A Passo:

Foi elaborado um folder contendo todas as informções necessárias sobre os seguintes alimentos: Blueberry, Chia, Goji Berry, Quinoa e Vinagre de Maçã. Foi feita uma roda no ambiente do ESF em que havia entrosamento pelos cidadãos da região e profissionais de saúde do local. Primeiramente, foi explicado quais eram os alimentos presentes, quais as ações são realizadas no organismo, quais são os benefícios e malefícios dos mesmos, além dos seus pontos positivos e negativos. Após explicação foi realizado um jogo dinâmico em que os envolvidos na roda deveriam realizar um teste sensorial, com os olhos vendados, eram estimulados a provar, tocar, sentir ou cheirar os alimentos ali expostos, a venda só era retirada após o jogador acertar o aliemento em questao. Ao fim da brincadeira, foi entregue os folderes para que o púlbico presente pudesse levar todas as informações importantes para casa, além de uma degustação dos alimentos ali falados e as várias formas de utilização dos mesmo, por exemplo: Chia e berries com iogurte, água flavorizada de morango com chia, etc.



Considerações:

Sim. Os indivíduos presentes mostraram-se muito empolgados e interessados com as informações dadas pois muitos não sabiam quais eram os atributos desses alimentos mesmo que fizesse o uso de pelo menos um deles. A empolgação era maior ao provar as frutas que não são da região (Blueberry e Goji berry) e como elas ou seus substitutos poderiam fazer parte de suas dietas. Os desafios encontrados são sempre a adesão de público para a ação, pois muitas vezes há pouco envolviment da sociedade com atividades desse cunho. 




Custo da Experiência (R$): 50,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Particular


Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Curiosidades sobre Blueberry, Chia, Goji Berry, Quinoa e Vinagre de Maçã
2 - Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui