Prevenção do diabetes
Postado 20/03/2017

 
Postado por
Fabíola Karine Braga Gondim

Lavras - MG
(37) 9 9994-3581 (35) 9 9214-2688
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Departamento de Nutrição (DNU)/ Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Área da Experiência: Consumo, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos, De 11 a 19 anos, 20 a 59 anos, 60 a ou mais,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Comunidade em geral
Tipo Local: Espaço público (praça, mercado, centro comunitário, igreja...)
Tipo Experiência: Exposição, Material Impresso
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável


Sobre A Iniciativa:

A inciativa da ação partiu dos alunos de nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA), matriculados na disciplina "Ações em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva". O obejtivo era conscientizar a população sobre o que é diabetes, quais são suas causas e complicações, maneiras de prevenção e tratamento nutricional. A realização foi motivada pelo crescente número de diabéticos em todo o mundo, tendo como principal obejtivo a demosntração da quantidade de açúcar contida nos alimentos industrializados.



Passo A Passo:

A experiência foi realizada em um supermercado da cidade de Lavras, Minas Gerais. Elaborou-se um cartaz contendo diversos alimentos e suas respectivas quantidades de açúcar. A população era abordada e convidada a ouvir a respeito da definição, causas, consequências e tratamento do diabetes. Os interessados eram, primeiro, indagados sobre essas questões. Explicava-se então, de forma simples e em linguajar acessível todos os questionamentos feitos e mostrava-se o cartaz. Ao final da conversa, era oferecido um folder, que continha as informações de maior relevância a respeito da doença.



Considerações:

A maioria dos participantes da ação apresentaram-se interessados nas informações passadas e, principalmente, nas quantidades de açúcar dos alimentos expostas. Alguns não acreditavam no que estava representado, alegando não sentir todo aquele açúcar nos alimentos em questão. Pode-se observar que muitos dos participantes demonstraram interesse em mudar seus hábitos de vida para prevenir a doença. Em relação aos indivíduos que já apresentam a patologia, notou-se que haviam dúvidas a respeito de tabus sobre a alimentação do diabético. Todas as dúvidas e questionamentos foram esclarecidos da melhor maneira possível, mostrando que, com equilíbrio, não precisa haver proibição.







Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Folder distribuído


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui