Dietas da moda - Jogo educativo
Postado 19/03/2017

 
Postado por
Fabíola Karine Braga Gondim

Lavras - MG
(37) 9 9994-3581 (35) 9 9214-2688
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Departamento de Nutrição (DNU)/ Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Área da Experiência: Consumo, Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes
Tipo Local: Universidade/Faculdade
Tipo Experiência: Outros
Temática: Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Outros


Sobre A Iniciativa:

A iniciativa partiu de uma disciplina denominada Ações em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Lavras. Com base em um documento do Ministério da Saúde elaborou-se um jogo de tabuleiro sobre dietas detox, sem glúten e sem lactose. O jogo continha perguntas elaboradas de diferentes formas,sendo aplicado em um grupo de universitários com o objetivo de desentivar a prática dessas dietas quando não há necessidade comprovada. 



Passo A Passo:

A realização da ação se deu no alojamento estudantil da Universidade Federal de Lavras, abordando universitários de ambos os sexos. Para jogar o jogo, deveria participar, no mínimo, 3 jogadores, sendo um o administrador. O jogo elaborado continha perguntas diretas, perguntas de "quem sou eu?" e perguntas de mito ou verdade, a respeito do tema: dietas da moda - sem glúten, sem lactose e detox. Para que fosse definida a ordem de participação, todos os jogadores lançavam os dados e o que tirasse o maior número nestes começava a partida. Depois de definida a ordem, cada participante jogava os dados novamente, andando o número de casas correspodentes. A pergunta era feita de acordo com a casa em que o jogador parava. Se acertasse a pergunta feita, permanecia em seu lugar. Caso errasse a resposta, voltava o número de casas andandos. O vencedor era o primeiro a chegar ao fim, sendo premiado com um chaveiro artesanal de maçã.



Considerações:

Todos os participantes apresentaram-se muito interessados no jogo e, principalmente, nas explicações das respostas. Um desafio encontrado foi a diversidade de cursos, uma vez que continha estudantes de vários cursos diferentes. Sendo assim, alguns apresentavam um maior conhecimento acerca do assunto, gerando um pouco de rivalidade, mas que logo foi superada pelo bom humos dos universitários. 







Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Documento Desmistificando


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui