Desmistificando mitos sobre Embutidos/Câncer e Chocolate
Postado 15/03/2017

 
Postado por
Matheus Silveira

São José dos Campos - SP
35 991438943
Organização/Instituição Promotora da Experiência : UFLA - Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Consumo, Educação
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 11 a 19 anos, 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes
Tipo Local: Universidade/Faculdade
Tipo Experiência: Dinâmica em Grupo
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Outros


Sobre A Iniciativa:

O projeto tinha como objetivo esclarecer algumas duvidas e mitos para os estudantes da Universidade Federal de Lavras sobre os alimentos embutidos no desenvolvimento do cancer e sobre os tipos de chocolates alertando sobre o consumo moderado de tais alimentos e maleficios que podem acarretar ao organismo quando consumidos exageradamente tanto os embutidos quanto aos chocolates. As perguntas foram criadas com o auxilio do documento Desmistificando duvidas sobre alimentação e nutrição escrito por estudantes da UFMG. 



Passo A Passo:

A experiencia foi realiazada atraves de um jogo chamado Twister no qual sofreu alguma modificações. O jogo consistia em um tapete com 4 colunas de 4 cores (vermelho, azul, amarelo e verde) com 6 fileiras (4x6). Em cima das cores foram colados imagens que representam tanto os alimentos embutidos/cancer como os tipos de chocolates e abaixo das imagens haviam envelopes com diversos tipos de perguntas do tipo multipla escolha relacionadas ao tema (embutidos/cancer e chocolate). Havia tambem uma roleta divida em 4 partes: Pé esquerdo, Pé direito, Mão direita e Mão esquerda, no qual em cada parte havia as 4 cores existentes no tapete. O participante rodava a roleta e tinha que colocar o membro no tapete na cor selecionado pela roleta e nessa cor selecionada abaixo da imagem que a representava havia uma serie de perguntas no qual o participante deveria escolher uma e ler em voz alta e escolher uma alternativa no qual achava que estava correta, caso o participante acertasse ele poderia rodar a roleta novamente na proxima vez que fosse ele e seguir para outras cores, caso o participante erra-se ele teria que permanecer na mesma cor e na proxima rodada teria que escolher uma outra pergunta no envelope para tentar responder, só saindo da posição que estava quando acertasse a pergunta. Ganhava o participante que conseguisse atravessar o tapete e chegasse na ultima cor do outro lado, no qual havia um bombom para o primeiro que chegasse. 

Quando o participante acertava a pergunta, nos os organizadores da ação faziamos uma breve explicação do porque a resposta estava certa, fazendo um complemento.  



Considerações:

Sim, diversas duvidas sobre o consumo de embutidos e chocolates foram sanadas atraves das perguntas. Os participantes demonstraram bastantes curiosos e faziam mais perguntas sobre duvidas que tinham sobre o tema ao final de algumas perguntas e no final do jogo. 




Custo da Experiência (R$): 25,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Alunos organizadores da ação


Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui