Sistemas Alimentares Sustentáveis
Postado 11/01/2017

 
Postado por
YASMIN SANTOS DE ARAUJO

Cuite - PB
83 99637-3325
https://www.facebook.com/profile.php?id=100007982468907

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Universidade Federal de Campina Grande
Área da Experiência: Saúde
Niveis Atuacao: Federal/Nacional
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Estudantes, Professores
Tipo Local: Universidade/Faculdade
Tipo Experiência: Aula, Oficina/Workshop
Temática: Alimentos orgânicos, Gastronomia / culinária, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Sistema alimentar / sustentabilidade , Vegetarianismo, veganismo, alimentação funcional e outros estilos alimentares


Sobre A Iniciativa:

A partir da disciplina "Sistemas alimentares sustentáveis", que surgiram as aulas práticas com o intuito de trazer um diferencial para o curso de nutrição, já que o mesmo encontra dificuldade em abranger o tema alimentação alternativa e sustentabilidade, dessa forma, a disciplina contribui para formação de nutricionistas implicados com a segurança alimentar e nutricional, que em seus artigos 3º e 4º destaca a sustentabilidade como um dos pilares do DHAA. As práticas além de familiarizar os alunos com os das receitas não convencionais, amplia os horizontes para as correntes alimentares, respeitando as individualidades de cada um desses grupos.  



Passo A Passo:

Foram escolhidos para pôr em práticas, três correntes alimentares, cozinha crudívora, vegana e alimentos à base de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). As práticas foram divididas em três aulas em formato de oficina, onde com auxílio de receitas pré estabelecidas foram confeccionados os pratos, ao fim de cada prática a professora ministrante dissertava acerca da importância de cada corrente alimentar, das individualidades de cada uma e sobre valores nutricionais daqueles alimentos, vimos que é possível se promover alimentação saudável, adequada e acessível através de cardápios diferenciados, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais finitos. 



Considerações:

Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a disciplina de forma teórico prático, a experiência possibilita pôr em prática o que foi adquirido, tanto individualmente como quando estiverem atuando como profissionais da nutrição. Além de contribuir com a visão de que alimentação anda lado a lado com a sustentabilidade. 




Custo da Experiência (R$): 400,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Próprio


Álbum de Fotos da Experiência



Biblioteca da Experiência
1 - Prática Vegana
2 - Prática Panc
3 - Prática Crudivora


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui