Projeto Saladômetro
Postado 03/01/2017

 
Postado por
Liziane Mery Laufer Rodrigues

Curitiba - PR
33509618
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Prefeitura Municipal de Curitiba
Área da Experiência: Educação
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 0 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : Mais de 1.000
Sujeito Caracteristica : Estudantes, Profissionais da educação, Professores
Tipo Local: Escola / Creche
Tipo Experiência: Outros
Temática: Alimentação do escolar, Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional , Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Sistema alimentar / sustentabilidade


Sobre A Iniciativa:

O Projeto Saladômetro surgiu em 2013 mediante a preocupação das nutricionistas e profissionais da educação que notavam pouco ou nenhum interesse dos estudantes pelo consumo das saladas durante o almoço na escola. Desde então, anualmente o projeto vêm sendo ampliado e realizado nas unidades educativas de Curitiba.

O nome Saladômetro veio para que a ideia de "medir o consumo de saladas" fosse difundida, de forma que os participantes refletissem sobre o quanto de salada estão comendo e descobrissem o quanto seria ideal para sua saúde e também para o meio em que vivem.

Dentre os objetivos do projeto, destacam-se:

- Incentivar o consumo de alimentos vegetais favorecendo as escolhas saudáveis durante as refeições;

- Demonstrar a importância do consumo de saladas e frutas, especialmente na hora do almoço;

- Possibilitar o contato com diferentes preparações à base de vegetais, mostrando que o sabor e aparência das saladas e frutas podem variar e ampliar suas possibilidades de consumo/aceitação;

- Conscientizar os estudantes a respeito dos cuidados com o refeitório/espaço destinado à alimentação, boas maneiras à mesa e higiene pré e pós refeições;

- Reduzir o desperdício de saladas, frutas e guarnições a base de vegetais que ocorre com freqüência durante o almoço nas escolas integrais.



Passo A Passo:

A base do projeto é a formação continuada das professoras, articuladoras e demais profissionais das escolas que ofertam educação em tempo integral, no sentido de sensibiliza-las como multiplicadoras de informações que fomentem o consumo alimentar saudável e sustentável entre os estudantes da unidade educativa em que atuam.

A princípio, cada multiplicadora recebia também um gráfico para cada turma de sua escola, onde as crianças colavam uma figurinha sobre seu nome sempre que consumissem todos os ítens disponíveis no almoço, especialmente as saladas. Com o passar do tempo, notou-se que a ferramenta mais eficaz para estimular o consumo de saladas foi  fazer com que cada estudante percebesse o quanto consumia antes e o quanto passou a consumir depois de experimentar mais, produzir seu próprio alimento e receber orientações sobre alimentação saudável. A partir daí, surgiram muitas formas de “medir o consumo de salada”, como os registros fotográficos anteriores e posteriores às abordagens, murais e até mesmo o “Desperdiçômetro”, instrumento utilizado para medir a quantidade de alimentos que os estudantes descartavam e gerar reflexão.

As formações são baseadas em dinâmicas de trabalho em Alimentação Saudável realizadas com equipe multidisciplinar (professoras, nutricionistas, bióloga, entre outros) e têm como principais pontos de abordagem:

  • Elaboração de planos de ação para Educação Alimentar ao longo do ano letivo
  • Visita monitorada dos estudantes ao Circuito da Alimentação Saudável no Mercado Municipal de Curitiba e Atividade de Educação Alimentar na escola realizada pela Unidade Móvel de Segurança Alimentar (parcerias com Secretaria Municipal do Abastecimento)
  • Propostas de revitalização/Boas maneiras no refeitório/Autonomia no servimento dos estudantes
  • Inserção de conceitos da Educação Ambiental/Horta


Considerações:

Percebeu-se que o almoço escolar é uma oportunidade para abordagens sobre saúde e sustentabilidade. Anteriormente ao projeto, notava-se grande desperdício de saladas nas escolas, o que foi minimizado ao mostrar-se o valor das mesmas para a saúde dos que as consomem, bem como para o ambiente em que vivem. Paralelamente, ampliou-se também o número de hortas escolares nas unidades curitibanas que ofertam educação em tempo integral, visto que a Educação Ambiental foi uma das abordagens realizadas.

 

Observa-se nas unidades educativas participantes do Projeto Saladômetro um maior interesse dos estudantes pela experimentação e consumo não somente das saladas, mas de todos os alimentos servidos na escola, o que têm refletido positivamente na saúde dos estudantes. Pode-se constatar que os escolares curitibanos (que anualmente possuem peso e altura aferidos para o banco de dados do SISVAN Escolar), têm tido estabilidade nos índices de sobrepeso/obesidade e redução significativa nos de baixa estatura e baixo peso.







Álbum de Fotos da Experiência



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