Dia nacional dos agentes comunitários de saúde
Postado 23/10/2016

 
Postado por
Ana Clara Vilela

Lavras - MG
35991126472
Organização/Instituição Promotora da Experiência : Departamento de Nutrição/UFLA - Universidade Federal de Lavras
Área da Experiência: Outra
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: 20 a 59 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência : 0-50
Sujeito Caracteristica : Outros, Profissionais da saúde
Tipo Local: Unidade Básica de Saúde
Tipo Experiência: Dinâmica em Grupo, Roda de Conversa
Temática: Alimentos ultraprocessados / alimentos industrializados, Prevenção/controle de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardíacas, doenças respiratórias...), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, Rotulagem / informação nutricional, Outros


Sobre A Iniciativa:

Esta ação foi executada pelos alunos Ana Clara Vilela e Matheus Silveira, estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Lavras, foi elaborada na disciplina Ações de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Foi executaa no PSF 11 - Nova Lavras , na cidade de Lavras com  6 agentes comunitários de Saúde, que teve como objetivo parabenizá-los pelo seu dia e lembrá-los o quanto o trabalho que eles executam é importante para a população.



Passo A Passo:

A ação foi dividida em três momentos, começamos nos apresentando e conhecendo um pouco sobre os ACS. Fomos muito bem recepcionados. Levamos cartaz e balões para comemorar o dia nacional dos agentes comunitários de saúde.

No primeiro momento iniciamos com uma dinâmica onde colocamos várias figuras sobre uma mesa que abordava vários temas como sentimentos, alimentação, religião etc. Entregamos um boneco em branco onde todos os ACS deveriam pegar a imagem que mais os representavam no momento e colar sobre o boneco. No fim o boneco ficou todo coberto de imagens de todos os temas. Tivemos essa iniciativa sobre a dinâmica pois ela mostrou que o boneco representava a união da equipe onde todos são diferentes mas com a união de todos cada um com seu costume, dificuldade sentimentos formam uma equipe.

No segundo momento fizemos uma roda de conversa , onde abordamos temas como alimentação saudável, mitos e verdades sobre a alimentação, utilizamos como material o "Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição " do Ministério da Saúde. Os participantes se mostraram muito interessados e surgiram muitas dúvidas, que em sua maioria eram dúvidas geralmebte  de toda a população.

No terceiro momento e para finalizar executamos outra dinâmica, a dinâmica do desafio. Posicionamos os agentes em roda e entregamos uma caixa coberta por papel, de modo que não dava para perceber o que tinha dentro. Colocamos uma música e a caixa foi passando de mão em mão, foi explicado anteriormente que quando a música parasse a pessoa deveria cumprir um desafio que iriamos propor ou poderia passar a caixa para outra pessoa e ela teria que realizar o desafio. No fim quando foi resolvido encarar o desafio, dentro da caixa havia uma caixa de bombons onde o desafio era comê-los a vontade. Esta dinâmica teve com oobjetivo mostrá-los que devemos encarar os desafios que nos aparecem e não passá-los a diante, muitas vezes esses desafios são gratificantes como na dinâmica executada.



Considerações:

A experiência que tivemos foi ótima, pudemos compartilhar com os agentes o que aprendemos sobre Nutrição e eles se mostraram muito interessados. Foi uma experiencia muito enriquecedora e todos gostaram muito de acordo com nossa avaliação que foi feita pela escala hedônica. Tiramos muitas dúvidas que também são duvidas da população em geral.







Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!


Experiências Relacionadas







Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui