Análise de planos de ensino de educação (alimentar e) nutricional nos cursos de nutrição

Este artigo teve como objetivo analisar os planos de ensino da disciplina de Educação Nutricional em cursos de Nutrição no Brasil e contou com autoria de integrantes do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília.

Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, de caráter transversal, tipo survey, realizado por meio de carta-convite às instituições que possuíam turmas formadas até o término do primeiro semestre de 2010 e que disponibilizaram planos de ensino da disciplina de Educação Nutricional. Para a realização da análise textual dos planos de ensino, foi utilizado o software Análise de Dados Textuais (Image, Toulouse, França) versão 4.7 e foi adotada a teoria das representações sociais como modelo teórico.

Os dados da pesquisa foram oriundos de 46 instituições (11,7%), das quais 18 eram públicas. A análise do estudo revelou a necessidade de reestruturação das ementas da disciplina Educação Nutricional no sentido de promover uma maior integração do binômio teoria-prática. Contudo, para uma maior efetividade de atuação dos futuros profissionais, sugere-se um repensar mais amplo, que envolva os planos políticos pedagógicos dos cursos e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

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