Revista Ideias na Mesa nº3 - Orgânicos para todos

A terceira edição da revista Ideias na Mesa, "Orgânicos para todos", apresenta um panorama sobre o crescimento do cultivo e do consumo de produtos agroecológicos e alimentos orgânicos no Brasil. O debate proposto se dá sob a perspectiva de que o país, a exemplo do que ocorre no mundo, conta com um público consumidor cada vez mais exigente no que se refere à alimentos seguros e saudáveis, ao mesmo tempo em que ainda persistem mitos sobre o modo orgânico de produção, tido muitas vezes como caro e elitizado. Participam dessa discussão especialistas, pesquisadores, produtores e o consumidor, representado aqui por um grupo de consumo do Rio de Janeiro, formado por cidadãos que se uniram para comprar direto do agricultor orgânico, obtendo assim melhor preço e maior controle sobre a origem da produção.

A publicação também apresenta experiências bem-sucedidas de produtores brasileiros que vivem da terra de maneira sustentável, produzindo com qualidade e preservando o ambiente. A revista conta histórias de agricultores da região metropolitana do Rio de Janeiro, que participam do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas; dos cafeicultores de Araponga, na Zona da Mata mineira, que exportam o café orgânico; da produção agroflorestal em Brasília e dos bancos de sementes crioulas na Paraíba. 

Esse número da revista Ideias na Mesa traz ainda uma entrevista com Paulo Petersen, membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), sobre os desafios e perspectivas do setor. E, mais: ações públicas de apoio à produção, ao abastecimento e ao consumo de alimentos orgânicos ou de base ecológica, além da coluna Saiba mais, com indicações de sites, vídeos e  publicações para que o público conheça mais sobre a produção e comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos no país.

A revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da Rede Virtual Ideias na Mesa, fruto de uma parceria entre o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan-UnB) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Para acessar a Revista no formato on-line clique aqui. Para o formato em .pdf clique no anexo abaixo.

 

Publicação: Revista Ideias na Mesa

Formato: eletrônico

Realização: Opsan-UnB e MDS

Distribuiçao gratuita. 

Uso de informações liberado desde que citada a fonte.

Ver todas as Publicações
Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui